quarta-feira, 22 de outubro de 2014

A Europa na América do Sul

Santiago no Chile

Chegamos a noite em Santiago, pegamos uma van compartilhada no aeroporto que nos levou até o centro. Pagamos 15mil pesos (R$55) para duas pessoas.

Não ficamos em hotel, alugamos um pequeno flat bem no centro da capital chilena. Creio que o melhor lugar pra ficar em Santiago, até melhor que em Providência, o bairro mais conhecido pelos turistas.

Nosso primeiro passo era procurar algo pra comer e comprar alguma coisa pro café da manhã do dia seguinte. Encontramos uma conveniência e um picolé com nome diferente há duas quadras de casa. :)

500 pesos!!!
No dia seguinte, logo pela manhã, fomos a uma loja de celular comprar um chip local, uma boa dica pra quem quer economizar e usar a internet 3G sem pagar fortunas.

De lá, fomos conhecer (a pé) o Palácio de La Moneda, sede do governo do Chile, destaque para troca da guarda, e a Plaza de Armas, onde fica Catedral Metropolitana de Santiago.

um abraço, Bachelet
Por dentro da Catedral Metropolitana
O centro de Santiago nos lembrou muito a rua XV de novembro em Curitiba, só que com banheiros públicos limpos e sem cheiro de pipoca com bacon.

Próximo ao Plaza de Armas está a Estação de Metrô da Universidade do Chile. Nossa próxima aventura era tentar chegar ao shopping Parque Arauco, o maior shopping de Santiago.

Pegamos o metrô na estação da Universidade do Chile e descemos na estação Pedro de Valdivia (Linha1, San Pablo>Los Dominicos). De lá pegamos um ônibus até o Parque Arauco.
O metrô em horário regular pagamos cerca de 650 pesos (R$2,50), todos os ônibus que pegamos em Santiago, não pagamos um centavo. A gente entrava no ônibus e quando íamos pagar, o motorista falava que não havia necessidade. ~GRACIAS!~

Nota: a passagem do ônibus é bem barata, cerca de 50 pesos. Se você chega com uma nota de 1000pesos, por exemplo, é claro que o motorista não vai ter troco. Ele olha pra sua cara, ver que é um turista perdido e libera a passagem.

O Parque Arauco é bem grande, existem praticamente dois shopping em um só. Um shopping com marcas nacionais e um shopping só marcas de luxo.

Parque Arauco
aqui é onde você estoura o limite do cartão.
A praça de alimentação é bem grande, mas não vai achando que vai encontrar aquele arroz com feijão.

No dia seguinte, visitamos o Cerro Santa Lucía, fica ao lado de onde estávamos hospedados ( não disse que era bem localizado).

O Cerro Santa Lucía é bem legal, tem uma vista incrível pra cidade e para o Vale Nevado. Mas vá devagar. Pra chegar ao ponto mais alto do cerro, haja degraus.!

Cerro Santa Lucía
#goABBV
Saímos do Cerro Santa Lucía e fomos comprar nosso passeio até o Valle Nevado, mas isso é pra outro post.

Com os vouchers em mãos, fomos conhecer o Mercado Central de Santiago, que é um mercado normal, como qualquer outro, que fede a peixe e tem comida cara e gente te abordando a todo momento. Fuja.

Fugimos do Mercado Central e fomos almoçar no Los Pollitos Dicen, um restaurante fastfood tipicamente chileno.

Fonte: guialocal.cl
Terminanos o resto do dia conhecendo boa parte do centro, entre um starbucks e um café com pernas.

No dia seguinte, fomos conhecer Valparaíso e Viña Del Mar, é claro que essa aventura rendeu um post especial.

Fizemos um bate-volta e a noite já estávamos em Santiago, cansados e com fome e teríamos que tá de pé as 5 da manhã, pra pegar o shuttle pro Valle Nevado.

Comemos, dormimos (pouco) e 5 da manhã estávamos pronto pra encarar a neve.

Só não sabiamos que da noite pro dia, o Chile entraria em horário de verão. SIM, nós perdemos o passeio ¬¬.

Conversamos com o gerente, e conseguimos marcar para o dia seguinte.

Com o dia perdido, fomos conhecer o Cerro San Cristóbal. Pegamos o metro na estação Santa Lucia e descemos na Manuel Mont (Linha1, San Pablo>Los Dominicos). Da estação Manuel Mont fomos a pé até o Cerro San Cristóbal. O melhor acesso ao cerro é pelo funicular, pagamos 2.000 pesos (R$15) por pessoa.

Do Cerro de San Cristóbal você tem uma vista de toda a cidade. Vale a pena.

Cerro San Cristóbal

Quando descemos, fomos conhecer o Pátio Bella Vista, uma espécie de mini-shopping pra turista.

A tarde fomos conhecer o bairro Providência, o bairro boêmio de Santiago.

No dia seguinte, aí sim, foi dia de neve. Passamos o dia por lá. Voltamos pra casa a noite, foi só o tempo de arrumar as malas, descansar um pouco e partir pro aeroporto.

Santiago é uma capital bela e extremamente organizada, adoramos o metrô, a comida e o café com pernas. Rsrsrs...